Artigo 0.1 – Retiro Anual dos Frades Inacianos.

Na semana do dia 24 de julho, os frades inacianos juntamente com a comunidade das irmãs inacianas, que neste ano deram um passo significativo respondendo à sua consagração a Deus em nossa comunidade religiosa, nos colocamos em oração e deserto, tendo como pregador o Frei Eduardo Quirino (Ordem do Pregadores).
RET13

“Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jeremias 20)


Na semana do dia 24 de julho, os frades inacianos juntamente com a comunidade das irmãs inacianas, que neste ano deram um passo significativo respondendo à sua consagração a Deus em nossa comunidade religiosa, nos colocamos em oração e deserto, tendo como pregador o Frei Eduardo Quirino (Ordem do Pregadores). “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir”. com esta passagem de Jeremias, frei Eduardo nos propôs recordar e meditar sobre o chamado de Deus, ao qual correspondemos. Suas palavras e sabedoria, carregadas de uma herança histórica e espiritual, foram de grande motivação e reflexão; caridade foi uma das palavras que mais empregou, pois podemos fazer tudo em nossa caminhada cristã, mas nada sem caridade. O chamado de Deus é para que amemos uns aos outros. 


Celebramos o santo sacrificio da missa.
Rezamos e estivemos em adoração ao Santissimo Sacramento. 

Partilhamos a vida e a missão, e nos confraternizamos
Nos reunimos para partilhar, a vivência comunitaria e pastoral de cada fraternidade situada fora e dentro do Brasil.


Encerramos a semana de espiritualidade, de retiro e reflexão, com a Assembléia Geral, a fim de reafirmar nossos passos visando sempre nosso objetivo enquanto Instituto de Vida Consagrada e Carisma: ser no mundo um sinal de resgate à dignidade do ser humano. Traçamos metas, colocamos as mãos no Plano de Ação Trienal, e no ultimo dia recebemos os representantes e as representantes das comunidades dos Oblatos Inacianos (São Paulo e Bauru-SP), que também partilharam seus trabalhos e encontros, motivados e firmes no caminho. Esteve presente também uma Leiga do Uruguai, a senhora Judite, que veio com a comunidade das irmãs Aldilene e Conceição e com o Frei José Adeildo dos Santos, que fazem um trabalho missionário pastoral e social na cidade de Rio Branco, Uruguay. A senhora Judite partilhou suas experiências conosco, como também manifestou o desejo da oblação inaciana junto a um grupo das comunidades inacianas no Uruguay que aspira tambem esse carisma de comunhão e participação. 


Tivemos também a presença do Amigo e Psicologo Cláudio Amaral, que trouxe-nos reflexões que nos ajudam a construir a bases de uma vida comunitária sólida e também a conciência de nós mesmos enquanto consagrados num mundo em que precisamos ser sinais de resgate da dignidade, com nosso olhar fixo, assim como o de Cristo, às necessidades dos mais pobres.