Missionários Inacianos em Bauru apresentam a 9ª Exposição de Nossa Senhora

Neste ano, a exposição ressalta o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
expo6

“300 Anos de Bênçãos”

No mês dedicado à Maria, como tradição, a Paróquia Santa Luzia realiza Exposição de Nossa Senhora. As mais de duzentas imagens oriundas de diversas culturas e países se encontram em uma bela composição, distribuídas e organizadas em três diferentes ambientes, que propicia e sugere o clima de oração.

Neste ano, a exposição ressalta o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

O ambiente apropriado, silêncio e som ambiente conduz os visitantes à oração, à meditação, à reflexão, num momento de entrega e “conversa’ com Maria nossa mãe, em várias de suas manifestações na vida dos povos, além da oportunidade de oração diária do Terço.

O evento conta com a visitação de muitas pessoas, escolas, caravanas, paróquias, jovens e crianças. Para saber um pouco mais sobre a Exposição de Nossa Senhora 2017 a PasCom (Pastoral da Comunicação) entrevistou algumas pessoas que compõem a Equipe de Organização da 9ª Exposição, que nos contaram um pouco desse trabalho e do sentimento que as envolve:

PasCom: Como foram montadas e trabalhadas as salas?

Solange Arts Munhoz: os trabalhos de montagem foram iniciados em abril e as salas foram ganhando beleza com a colocação dos tecidos e preparação dos nichos. A novidade deste ano é a sala dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, que recebeu maior destaque e onde se pode conhecer sua história e os seus milagres.                       

PasCom: Já havia feito ou visto esse trabalho em outra comunidade?

Severino Morais Filho: No nordeste, de onde venho, o mês de Maio é muito rico em celebrações, mas uma exposição desse tipo é a primeira que vejo e participo. Uma experiência enriquecedora.

PasCom: como sente fazendo esse trabalho pela primeira vez?

Leandro Donizete da Silva: Sinto-me lisonjeado de poder dar minha colaboração em um projeto tão importante. Acrescenta muito à caminhada vocacional e pastoral poder compartilhar dessas experiências.

PasCom: Como será montada a equipe que cuidará da Exposição?

Giseli Segundo: A equipe são os Guardiões de Nossa Senhora que cuidarão de todo o ambiente, acolhendo os visitantes e orientando-os durante a visitação, e também com relação aos cuidados com as imagens.

PasCom: As catequistas fazem algum trabalho com as crianças durante a Exposição?

Mercês Acolina: Como catequista, procuro motivar as crianças da catequese a fazerem a visitação e são instruídas de que todas as “nossas senhoras” são uma só. Também trabalhamos com uma imagem de Nossa Senhora Divina Pastora peregrina, que as crianças levam para as suas casas, que ficam por uma semana, e pedimos que contem a história da Nossa Senhora para sua família.

PasCom: Qual imagem achou mais significativa?

Pierre Richard Germelle:  Nossa Senhora Alta Graça, padroeira de minha cidade natal lá no Haiti, lá não temos a imagem na igreja, apenas um quadro, me emocionei muito ao ver a imagem.

PasCom: O que achou do tema da exposição?

Danilo Germano Lima: o tema é muito propício de ser refletido, ressaltando a importância de se conhecer mais e melhor a história que envolve Nossa Senhora Aparecida, que completa 300 anos de bênçãos ao povo brasileiro.

A 9ª Exposição de Nossa Senhora poderá ser visitada no período de 07 a 31 de maio de 2017, de terça a sexta das 14 às 18h; sábado das 8 às 12h e aos domingos antes e após missa das 10h e 19h30. Aguardamos a sua visita!

 

Sônia Néri
PasCom da Paróquia Santa Luzia de Bauru