Paróquia Santa Luzia trará, hoje, a encenação da Paixão de Cristo no Vitória Régia

Escrito e dirigido pelo frei Alfredo Francisco de Souza, que é missionário inaciano, o teatro do Vitória Régia está marcado para as 20h.
dsc03903-286155

Os bauruenses viverão uma Terça-feira Santa, já que haverá duas encenações da Paixão de Cristo, marcadas para esta terça-feira (11): uma no Parque Vitória Régia, promovida pela Paróquia Santa Luzia, e outra na Universidade do Sagrado Coração (USC). 

Escrito e dirigido pelo frei Alfredo Francisco de Souza, que é missionário inaciano, o teatro do Vitória Régia está marcado para as 20h. Além disso, o público poderá prestigiar a apresentação do Coral da Unimed e de um grupo de 12 mulheres, vinculado à paróquia, em homenagem aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, bem como ao ano mariano.

Há 14 anos a frente da paróquia e da peça, o frei Alfredo revela que um dos diferenciais do espetáculo deste ano será a inclusão da necessidade de se preservar os biomas brasileiros, conforme prevê a Campanha da Fraternidade de 2017.

E mais: a narração será substituída pelos diálogos entre os personagens.

"Alguns momentos do sofrimento, da destruição da vida e da ressurreição de Jesus Cristo estarão relacionados aos biomas, ou melhor, à reflexão acerca do assunto", explica. Inclusive, no final do espetáculo, serão distribuídas aproximadamente 400 mudas de árvores nativas da região de Bauru.

SOLIDARIEDADE

Com duração aproximada de uma hora e meia, o espetáculo contará com uma equipe de 120 voluntários, entre atores e produtores. A organização pede que o público contribua com um quilo de alimento não perecível, exceto sal.

Os donativos serão distribuídos para entidades assistenciais e famílias da comunidade na qual a paróquia está inserida. "É uma boa oportunidade de sairmos de nós mesmos e realizarmos um gesto concreto de Páscoa", acrescenta.

O padre espera até 2 mil pessoas, devido à tradição do espetáculo, que é apresentado sempre às terças-feiras da Semana Santa. "Na Sexta-Feira Santa, nós fazemos a Via Sacra em nossa comunidade, a partir das 19h30, com saída da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Etelvino Rodrigues Madureira e chegada à Capela Santa Maria Goretti", justifica.

SERVIÇO

Pela 14.ª vez, a Paróquia Santa Luzia, em parceria com os Missionários Inacianos de Bauru, apresentará o espetáculo "Paixão de Cristo" nesta terça-feira (11), às 20h, no Parque Vitória Régia, em Bauru. Nada será cobrado para participar, mas a organização pede que o público contribua com um quilo de alimento não perecível, exceto sal.

Já no Jardim Brasil...

A USC apresentará a 14ª edição da encenação da Via Sacra nesta terça-feira (11) e nessa quarta-feira (12), a partir das 20h, no bloco K da unidade de ensino. O objetivo é recordar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Com o tema "A Jornada", o espetáculo mostrará a trajetória de Cristo até a crucificação, de forma itinerante, ou seja, a peça não será encenada em um teatro, mas ao ar livre e o público poderá caminhar com os atores no decorrer das cenas. Conforme o JC já noticiou, o elenco será composto por 35 atores - estudantes do segundo e terceiro ano do curso de artes cênicas da universidade. Haverá, também, uma comissão de alunos responsáveis pelo cenário, figurino e maquiagem, supervisionada pelo professor Rafael Marques, diretor do espetáculo.

SERVIÇO

A Via Sacra da USC terá apresentações nesta terça-feira (11) e nessa quarta-feira (12), no bloco K da universidade, às 20h. A entrada será gratuita. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (14) 2107-7030. A unidade de ensino fica na rua Irmã Arminda, 10-50, no Jardim Brasil.

E NA SEXTA-FEIRA SANTA?

Além da encenação da Paróquia Santa Luzia e da USC, a Paróquia Nossa Senhora das Graças trará o teatro "A Paixão de Cristo", na Sexta-feira Santa, dia 14, às 20h. A peça será encenada na Casa do Garoto, situada na alameda Cônego Aníbal Difrância, 10-4, no Parque Vista Alegre, ao lado da igreja. Nada será cobrado para participar.

Outras paróquias da cidade também terão suas atividades e a programação completa está disponível no site http://www.bispadobauru.org.br.