Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir – 17 de Outubro

Tudo inspira uma atmosfera diferente, marcada pelo brilho que se dá, pelo ambiente, pela música, ornamentação e pelo toque especial ao dia, à data.
SIA25

FAMÍLIA INACIANA EM FESTA

Toda família que se ama se reúne e faz festa. Faz parte da cultura familiar reunir-se de vez em quando para comemorar  aniversários, datas importantes, memórias etc. Não é diferente numa família religiosa.

Tudo inspira uma atmosfera diferente, marcada pelo brilho que se dá, pelo ambiente, pela música, ornamentação e pelo toque especial ao dia, à data. Na família inaciana não é diferente.

À família, unem convidados, amigos, irmãos e irmãs de caminhada, como também aqueles que se aproximam e desejam participar mais intimamente da família. A alegria é ainda maior. A ação de graças se reveste de satisfação pela comunhão, pelo espírito de unidade daqueles e daquelas que amam a família e, por isso mesmo, desejam dela fazer parte.

É por isso que a festa de Santo Inácio de Antioquia neste ano foi revestida de toda essa atmosfera da alegria do encontro, da celebração, da unidade e da festa. É a festa da família que exprime o que celebra através das mais variadas maneiras de se fazer festa.

Foi assim que a comunidade inaciana na cidade de São Paulo reuniu as quatro comunidades: noviciado São José, Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras, Paróquia Nossa Senhora de Fátima e a fraternidade religiosa no Horto para a preparação da festa do Patrono e Pai Espiritual, Inácio Mártir. A festa coloriu-se de especial alegria pela consagração de 28 novos membros da fraternidade dos Oblatos Inacianos na mesma celebração, após um longo período de preparação.

A festa ficou ainda melhor com a visita de um grupo de futuros Oblatos Inacianos de Rio Branco, Uruguai, da paróquia inaciana “San Juan Bautista”, para conhecer mais de perto algumas fraternidades inacianas no Brasil. Frei José Adeíldo dos Santos acompanhou o grupo que foi muito bem acolhido, tanto em São Paulo, como em Bauru, de modo especial pelos Oblatos dessa fraternidade que os acolheu em suas casas, na celebração eucarística e para um momento de oração e partilha das experiências de se fazer parte da Família Inaciana. Os aspirantes a Oblatos uruguaios puderam participar de momentos de confraternização e também de reflexão sobre o Ser Inaciano.

Em Campinha Grande do Sul, Paraná, a fraternidade do Convento Nossa Senhora de Fátima acolheu a comunidade paroquial do santuário Nossa Senhora de Fátima para celebrar e confraternizar. Seminaristas, padres, religiosas e comunidade em geral, foram à festa e celebraram a Eucaristia e a partilha fraterna junto aos frades.

Tríduos, procissão, carreata, vésperas solenes reuniu a comunidade formativa dos postulantes inacianos, a comunidade religiosa dos frades, a fraternidade dos Oblatos e as duas comunidades das paróquias inacianas São Paulo Apóstolo e Santa Luzia, em Bauru, para solenizar e celebrar o Pai Espiritual.

Por tudo isso, pela festa, pelas oportunidades, pela unidade e alegria, demos graças a Deus!  Obrigado, Senhor. Santo Inácio de Antioquia, rogai por todos nós e, especialmente, pela família inaciana.